• English
  • Traduzir site para Espanhol

6 passos para ser mais criativo


A criatividade está ao alcance de todo profissional. Veja algumas formas para atingi-la

A criatividade não é apenas um dom inato. Ela é fruto de um processo que funciona quando as pessoas o incorporam em seu dia-a-dia. Você quer ser mais criativo? Não é difícil.  Como tudo na vida, existem alguns hábitos que você pode implementar para treinar seu cérebro. Vamos a eles:


#1. Faça um esforço

Lembre-se de ser flexível.  Procure ter consciência dos momentos nos quais está se tornando intransigente. Lembre-se também de questionar normas e paradigmas, a rebeldia pode ser muito saudável. Faça também um esforço para ser original. Obrigue sua mente a pensar diferente, a pensar em mais de uma alternativa.

#2. Estimule o seu cérebro

Aprenda algo novo. Assista a uma conferência ou aula sobre algum assunto que não domina. Você também pode estimular o seu cérebro lendo sobre pessoas criativas,  outros mercados, outras formas de viver.  Imagens e sons variados também são formas eficazes de estimular a mente. Procure conhecer e aplicar as técnicas de estímulo à criatividade. O brainstoming é a mais conhecida, mas há inúmeras outras ferramentas comprovadamente eficazes, como por exemplo o pensamento lateral,  realidades paralelas e as visualizações.

criativ_6passos1

#3. Conviva com pessoas criativas

Procure estar cercado de pessoas criativas, que tenham muitas ideias sobre os assuntos de seu interesse ou, pelo contrário, gente que trabalha em outras áreas ou possui hobbies totalmente diferentes dos seus. Essas pessoas vão provocar novos pontos de vista e você pode aprender hábitos que o tornarão mais criativo.

#4. Faça parte de grupos

Em equipe, você se expõe a diferentes pontos de vista e a um número maior de ideias. A troca estimula a criatividade, proporciona soluções originais para seus e estimula novos desafios. Não importa se você está junto a um grupo que acaba de se formar, a sua equipe de trabalho, seus amigos, família, ou um grupo de pessoas online, a diversidade sempre provoca a mente. Mas, alto lá! Não adianta participar de um grupo se você não estiver disposto a ouvir os demais e, aprender com os outros. A predisposição para a troca é a atitude que fará toda a diferença.

cerebro

#5. Tenha confiança

Quando se trata de criar algo novo, não há como saber o resultado de antemão. Se não houver confiança em si e no processo criativo, a angústia de não ver o resultado de imediato poderá impedi-lo de gerar ideias.


#6. Insira pausas em sua rotina

Nosso cérebro, muitas vezes, só precisa se afastar um pouco de uma questão e pensar em outras coisas para que uma nova ideia venha à mente. Trata-se da famosa incubação. Permita que seu inconsciente trabalhe por você. Quando se trata de criatividade, ele  pode ser muito eficaz.


Essa é uma excelente maneira de começar

O processo criativo tem tudo para se tornar uma prática corriqueira em sua vida.

Para se tornar mais criativo, leia também:

_______________________________