• English
  • Traduzir site para Espanhol

a intranet a seu favor

Se sua empresa ainda não fez, fará. Afinal, a web 2.0 já ocupou o mundo, é inevitável que chegue às organizações.

Isto quer dizer que os programas internos tendem a se tornar mais colaborativos. É provável que sua empresa já tenha ou pense em possuir Intranet, Wikis, Programas de Gestão do Conhecimento, Programas de Ideias, ou algum outro tipo de iniciativa semelhante.

Atuando com a elaboração de estratégias para a adoção de ambientes digitais, percebo que os novos usuários nem sempre aproveitam as oportunidades para aprender mais, facilitar seu cotidiano no trabalho e se destacar.

Por isso as dicas abaixo, especialmente para colaboradores que se deparam com as inovações do mundo 2.0:

business online network team

ACEITE A NOVIDADE

Um novo ambiente digital pode provocar dois tipos importantes de mudança: a operacional, que transformará a maneira como V. lida com seu cotidiano, e a de paradigma, que requer uma mudança mais profunda em crenças, valores e comportamentos. Em ambos os casos, há uma inclinação natural a ignorar ou rejeitar a mudança. Se for impossível ignorá-la, a tendência é visualizar inúmeras razões para invalidar o programa.

Este é o momento de V. fazer uma análise profunda em sua consciência para checar se suas resistências são objetivas ou subjetivas. Se forem objetivas, bote a boca no trombone, V. estará contribuindo para a empresa.

Se forem subjetivas, ou seja, atreladas a questões que são suas, guarde-as para si e tente combatê-las. Uma má notícia: não adianta usar um argumento objetivo para encobrir uma questão sua, como, por exemplo, a tradicional falta de tempo – é muito provável que a empresa já esteja preparada para debater as rejeições mais frequentes.

 

FACILITE A INCORPORAÇÃO DA MUDANÇA NO SEU COTIDIANO 

Imagine que sua empresa pretende adotar wikis (uma forma colaborativa de lidar com os documentos). Wikis tendem a reduzir drasticamente o volume de e-mails nas organizações, mas demandam mudança de hábitos. Use a tática dos personal trainers: dizem eles que qualquer mudança de hábito leva vinte dias para ser incorporada ao cotidiano. Assim, esforce-se para visitar o wiki pelo menos uma vez por dia por 20 dias. Passado esse período, V. conhecerá seus benefícios e já estará convertido.

 

ESTEJA ATENTO ÀS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO 

Programas de Ideias, Gestão do Conhecimento, Boas Práticas são alguns exemplos de iniciativas que entram em choque com antigos paradigmas organizacionais. Por exemplo, deixa-se de “ esconder o leite” e passa-se a compartilhar conhecimento, deixa-se de temer as críticas às ideias e passa-se a valorizar a ousadia e assim por diante. Entenda que sua empresa pretende transformar sua cultura organizacional, o que significa que vocês estão todos em transição

Seu desafio, portanto é ser visto como um agente de mudanças pelos mais inovadores, mas não ser visto com “olhos antigos” pelos mais resistentes.

Um exemplo: ao compartilhar conhecimento não se permita passar por ignorante nem por arrogante. Ao pedir informação justifique sua demanda e nunca responda com “em meus 20 aos de experiência…” ou algo semelhante. Em vez disso, proporcione embasamento para sua resposta mediante links para dados ou opiniões de especialistas (esta dica é válida também para o LinkedIn e demais redes de intercâmbio profissional)

 

DÊ FEEDBACK SOBRE A USABILIDADE

Se V. teve algum problema para acessar informação ou se percebeu uma forma de facilitar a vida digital de todos, avise. Não tema passar por alienígena digital, a intranet foi feita para você e pessoas com o seu nível de convivência com a web.

Agora, se V. é um geek amador, aproveite para se destacar como tal.

 

CONTRIBUA

Além de postar as contribuições em demanda, que podem ser ideias, dados ou observações, há inúmeros papéis que V. pode assumir informalmente, como motivador e/ou orientador de seus pares, moderador (se não existir um moderador formal), etc. V pode inclusive ajudar na taxonomia (classificação das palavras e categorias). Sua participação será notada e valorizada.

O ambiente digital é de fato um novo mundo. Como tal, cheio de oportunidades. Aproveite!

Leia mais em Três Princípios para a Adoção de Ambientes Virtuais