• English
  • Traduzir site para Espanhol

Como Estimular o Espírito Inovador

 

Sua empresa pode motivar pessoas a olharem para frente e encontrar novas maneiras de atingir novos resultados

Seguem algumas dicas .


 

F


ATRIBUA RESPONSABILIDADES E DÊ AUTONOMIA 

Empreendedores, executivos ou diretores tendem a querer controlar e administrar meticulosamente tudo o que acontece ao seu redor. Fuja dessa tentação!  Micro gerenciar tarefas é um dos grandes erros de liderança pois sufoca a produtividade. Quando seus colaboradores não recebem autonomia para tomar decisões, estão sendo estimulados a se acomodar . O resultado é um obstáculo à inovação. Pense por exemplo em uma loja da Starbucks e veja como ela se torna mais atraente devido à responsabilidade e autonomia que os funcionários tem ao servir o cliente.
 

COMUNIQUE O SEU SONHO 

Declarações de missão tendem a serem orientadas, rasas e eventualmente um pouco  vagas. O sonho da sua empresa precisam estar claros e focados em um bem maior, um propósito além dos interesses financeiros.


SEJA O MAIS CLARO EXEMPLO DO QUE SUA EMPRESA REPRESENTA

Prioridades pessoais, valores e princípios guiam a cultura de uma empresa.  As pessoas seguem exemplos e comportamentos, não palavras.


RECRUTE A EQUIPE CERTA 

Contrate pessoas mais capazes do que você no que você não domina. Fuja de pessoas que sigam apenas ordens e que dependam de você para fazer suas tarefas e tomar decisões. 

DEFINA PADRÕES ELEVADOS

Se você acredita em sua equipe, você pode estabelecer padrões elevados a serem cumpridos. Uma boa equipe vai intensificar o desafio e seus clientes vão perceber e reagir à cultura de inovação em sua empresa.


TREINE O TEMPO TODO

Trata-se de uma mudança de mentalidade. Cada interação, cada dia é um evento de treinamento e, você pode aproveitá-lo ou não. Treinar o tempo todo é uma característica de grandes líderes e grandes empresas.

inov_cultinov2


REALIZE EVENTOS SIMBÓLICOS

Concentre-se em eventos que deem ênfase às ações que são significativas para a sua equipe e torne-os divertidos e importantes.

São ações simples, mas que refletem uma mudança de mentalidade, que levará as empresas a inovar a a responder aos verdadeiros anseios de pessoas e empresas. 

Se você quiser saber mais sobre como fomentar a inovação em sua empresa, veja também: