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Como melhorar processos, aprimorar o atendimento e detectar necessidades com programas de ideias

Uma das primeiras tentativas de obter ideias dos colaboradores e transformá-las em oportunidades para a empresa, foi a antiga “caixinha de sugestões”.

Baseado em um dos princípios defendidos por Peter Drucker de que “mesmo no trabalho rotineiro, o único especialista de verdade é aquele que põe a mão na massa”, os programas de ideias se desenvolveram, embora continuassem voltados para melhorias e redução de custos.

A evolução de TI nas empresas provocaram um salto de qualidade nos programas de ideias.

Hoje em dia eles são mais colaborativos, envolvem todas as áreas da empresa e podem influir a gestão do conhecimento, gestão da inovação e a inovação aberta, beneficiando as empresas até com ideias de clientes, usuários e interessados.

Mais do que isso, hoje os programas de ideias fazem parte das estratégias de inovação das empresas, podendo contribuir para inovações de impacto, desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing e até acompanhamento de tendências, por meio da captação de sinais fracos.

Se você quer entender o papel do programa de ideias nisso tudo, selecionei abaixo o resumo de uma apresentação sobre como melhorar processos, aprimorar o atendimento e detectar necessidades com o programa de ideias.