• English
  • Traduzir site para Espanhol

Como o programa de ideias pode trazer melhorias a sua empresa

Colaboradores são uma excelente fonte de inovação para a sua empresa. Aprenda a explorar esse recurso com os programas de ideias.

Grande parte dos funcionários de uma empresa está na linha de frente, lidando com os clientes ou com a mão na massa lidando com processos.

Eles sabem o que os clientes estão dizendo, como os produtos e processo realmente funcionam e como podem ser melhorados. Assim, um programa de ideias é uma excelente alternativa para aproveitar a percepção e a experiência dos colaboradores.

Aqui estão 5 dicas que você pode usar para construir um banco de ideias bem sucedido dentro de sua empresa.

#1. Crie a sensação de propriedade

Muitas empresas tentam usar o dinheiro como principal fator para motivar ideias. Nem sempre o prêmio remunerado funciona bem

Colaboradores precisam do sentimento de posse, da sensação de envolvimento e pertencimento.

Ter orgulho de sua empresa e saber que suas ideias estão ajudando a organização a ter sucesso é compensador, além de um importante fator motivacional.

#2. Construa um programa adequado

O sucesso de qualquer iniciativa em uma organização depende de sua adequação.

Copiar outra empresa ou instalar um software não basta

São os objetivos, tamanho, cultura e estrutura de cada empresa que ditarão como o programa deve funcionar.

Fonte da imagem: Flickr.

Fonte da imagem: Flickr.

#3. Torne o processo divertido

Crie um ambiente onde os funcionários possam se reunir e debater. Seja por meio de reuniões ou softwares de gestão de ideias, construa um ambiente que seja divertido, amigável e livre.

Um clima relaxado é vital para que as pessoas partilhem suas ideias livremente. Lembre a seus funcionários que grandes ideias raramente soam como normal.

Quem teria pensado em um jogo em que pássaros nervosos esmagando porcos verdes seria um grande sucesso?

#4. Prepare-se para abrir o leque

A medida que os programas evoluem, eles podem contar com a participação de terceirizados, fornecedores e clientes.  Eles também tem um potencial de contribuição imenso, mas é preciso que a organização esteja aberta para ouvir sinceramente palpites externos.  Iniciar com os colaboradores é um bom treino.

#5. Incentive a participação

Forçar os funcionários a participar de um programa de ideias normalmente não funciona, porque não podemos forçar as pessoas a serem criativas.

Incentive a participação dos funcionários comunicando os benefícios de suas ideias para organização, seus clientes, bem como para os próprios colaboradores.

Crie estratégias motivacionais, tais como reconhecimento, recompensas e reputação.

Utilize a ideia dos colaboradores para o motor de inovação da sua empresa

Os programas de ideias permitem que a uma empresa aumente sua receita, reduza custos, melhore processos, amplie a satisfação do cliente e motive os colaboradores.

Não é uma boa ideia?