• English
  • Traduzir site para Espanhol

contribua para a cultura de inovação de sua empresa

O discurso das empresas anda muito parecido: “A lucratividade virá da inovação”, “As pessoas criativas são as mais valorizadas”, “Precisamos fomentar uma cultura de inovação”.

Se você acha que sua carreira passará a ser menos valorizada porque você nunca teve uma ideia genial, relaxe: as organizações inovadoras não vivem só de arroubos de criatividade. Elas possuem uma cultura de inovação à qual todos podem e devem contribuir.

Para sua empresa se torne inovadora, ela procurará estimular a absorção de algumas atitudes e comportamentos que inovam a própria forma como estamos habituados a trabalhar e a nos relacionar.

R

Este artigo visa elencar alguns comportamentos que vão contribuir para a cultura de inovação em sua empresa. Você pode, formal ou informalmente, tornar-se um líder desse processo de mudança. Sua carreira e sua empresa só têm a ganhar com isso.

Avalie as seguintes sugestões:

  • Não se intimide se tiver ideias muito revolucionárias – o importante aí é saber colocá-las para a pessoa certa da forma certa. Tampouco despreze ideias pequenas ou não inovadoras – se elas forem novas para a sua empresa, você já está dando uma contribuição.
     
  • Ninguém gosta de palpites alheios sobre sua área de atuação. Acontece que, às vezes, estamos tão acostumados à nossa forma de agir que temos mais dificuldades que outros em perceber e aceitar alternativas. Portanto, esforce-se para aceitar (ou pelo menos ouvir) opiniões de outros sobre o seu trabalho.
     
  • Ao avaliar uma ideia troque o “não” pelo “por que não?” Automaticamente, você adotará uma postura inovadora, em vez de avaliadora: seu raciocínio o levará a aproveitar o que há de bom ou especial em cada sugestão, e você poderá transformar a proposta inicial numa ideia boa.
     
  • Da mesma forma, não considere toda surpresa um erro: às vezes as surpresas embutem as melhores oportunidades.
     
  • Abandone o mito de que o importante é dar ideias. Claro que elas são importantes, mas adaptá-las, aceitá-las, disseminá-las e implementá-las fazem parte do processo. Descubra para qual dessas etapas V. tem mais talento e use e abuse dele.

Entenda que estamos em transição, talvez poucas empresas chegaram na cultura de inovação ideal – e as que chegaram continuam mudando… Entenda também que cada empresa tem a sua própria cultura de inovação, seu jeito de inovar.

O que pesa é que você percebe a importância da cultura de inovação e que contribui para ela.

Leia mais sobre o tema em O Impasse Entre a Cultura da Inovação e a Cultura das Organizações