• English
  • Traduzir site para Espanhol

Glossário

glossario

Andragogia

Metodologia específica para a educação de adultos, que considera:

  • A motivação para aprender.
  • A percepção da pertinência do aprendizado, ou seja, o porquê e o para quê dos conteúdos e dinâmicas.
  • Tratamento que respeita o direito de escolha dos adultos.
  • A relação entre os conteúdos apresentados e as experiências já vividas e a situações que atendem a necessidades específicas.

glossario

Boas Práticas

São formas de realizar tarefas que podem servir de referência para demais pessoas na empresa.  Já foram chamadas de Melhores Práticas ou Best Practices, mas muitas empresas optaram por não usar o termo “melhor”, pois ele inibe novas iniciativas. Muitos Programas de Ideias solicitam que os colaboradores insiram também suas Boas Práticas.

 

Brainstorm ou Brainstorming

É a técnica mais conhecida para a geração de ideias. Criada nos anos 40 pelo publicitário Alex Osborn, ainda persiste por ser altamente eficaz quando bem utilizada e por ter evoluído bastante desde sua criação.  Basicamente consiste em um grupo de pessoas que se reúne para dar o maior número de ideias possível, sem nenhum tipo de censura.
Veja mais em Como Inovar As Sessões de Brainstorming, Como Atuar Numa Reunião de Brainstorming e O Que Falta Para um Brainstorming Funcionar Bem

glossario

Brainwritting

Técnica de geração de ideias na qual cada participante escreve suas ideias iniciais em uma folha de papel que depois é trocada com outro participante para que as ideias iniciais sejam aprimoradas ou sirvam de inspiração para novas ideias.

glossario

Co-criação

Termo cunhado por Venkat Ramaswamy e C.K. Prahalad, compreende formas de envolver stakeholders no processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. A co-criação vai desde votos nas redes sociais até a participação de usuários ou clientes numa reunião de geração de ideias.

glossario

Design Thinking

É uma metodologia de inovação baseada na forma de pensar dos designers e que foi amplamente divulgado por Tim Brown, CEO da Ideo, empresa de Design. O Design Thinking se destaca por gerar inovações centradas no cliente e por combinar pesquisa e empatia, geração de ideias e prototipagem.

glossario

Early Adopter

Pioneiro na adoção de novas tecnologias, produtos ou comportamentos sendo assim uma figura estratégica na adoção de uma inovação.
Veja mais em O Poder dos Early Adopters 

glossario

Facilitador

Pessoa capacitada a coordenar grupos de ideias. Seu trabalho é estimular e resgatar o potencial criativo dos participantes. Esta atuação é utilizada para diagnóstico de problemas ou de oportunidades de inovação e para geração e avaliação de ideias. Um bom facilitador combina o conhecimento das técnicas com sua capacidade de compreender e administrar dinâmicas grupais tais como resistências, competição, necessidade de inclusão etc. 
Veja mais em  Facilitação  e  A Conformidade e as Equipes de Brainstorming 

 

glossario

Fertilização Cruzada (Cross-Fertilisation ou Cross Pollination)

Geração de ideias a partir da combinação de objetos e/ou conceitos inicialmente não relacionados.

glossario

Gestão da Inovação

É a gestão dos componentes necessários para que as inovações ocorram e tragam benefícios para a empresa. A gestão de inovação demanda definição estratégica (no quê e para quê inovar), processos (como inovar), e interferências na cultura organizacional para que ela favoreça a inovação.

glossario

Gerência de Inovação 

Cargo atribuído às pessoas que serão responsáveis por estimular e apoiar projetos de inovação nas empresas. Há gerentes ou diretores de inovação com as mais diversas formações, já que se trata de uma função eminentemente multidisciplinar.

glossario

Grade de Decisões

É uma forma técnica de avaliação de ideias e tomada de decisões que analisa de forma comparativa as melhores ideias de uma sessão de Ideation, favorecendo a eleição das melhores ideias e priorização da implementação das mesmas.

glossario

Group Think

Fenômeno estudado por sociólogos e especialistas em Dinâmica de Grupos que gera conformidade entre seus participantes, inibindo a ousadia e a diversidade de opiniões.

glossario

Incubação

Processo no qual o afastamento de uma situação ou problema acaba provocando soluções. Algumas pessoas confiam tanto no seu processo de incubação que se afastam deliberadamente da situação ou problema para ter mais ideias.

glossario

Ideation

Termo atualmente utilizado para definir as sessões de geração e/ou avaliação de ideias. Normalmente, envolvem Brainstorming e outras técnicas.

glossario

Inovação Aberta

Sistema que visa obter ideias de empresas, clientes e universidades. Sites específicos podem servir de elo entre os patrocinadores e os autores das ideias.

glossario

Inovações de Conceito

São inovações que revolucionam o mercado, mudando o conceito que acompanhava algum produto. Alguns exemplos clássicos são o Cirque du Soleil, que mudou a visão que as pessoas tinham de circo e a boneca Barbie, que mudou a forma de se brincar com bonecas. Veja também Oceano Azul.

glossario

Inovação Disruptiva

Nome dado por Clayton Christensen a inovações que mudam a trajetória de um mercado em função de sua novidade.

glossario

Inovações incrementais

São inovações de pequeno porte, que aprimoram produtos, processos, formas de atendimento etc. Conhecidas também como melhorias ou adaptações.

glossario

Inovações Radicais

São inovações que quebram paradigmas, como a criação de novos produtos, reengenharia e novas estratégias de marketing.

glossario

Inovação Reversa

Termo cunhado pelo autor indiano Vijay Govindarajan e adotado por Jeff Immelt, CEO da General Electric, é utilizado quando ideias inovadoras são desenvolvidas primeiramente em países emergentes para depois serem levadas a mercados desenvolvidos. A maioria das inovações reversas contém ideias que reduzem custos.

glossario

Lead User

Usuário de alguma inovação que contribuem voluntariamente para o aprimoramento da mesma, dando feedbacks e sugestões.

glossario

Lista de Atributos

Técnica de geração de ideias na qual uma ideia/produto ou situação original é dissecada para que os participantes modifiquem cada uma de suas pequenas partes.

glossario

Mapas Mentais ou Mind Mapping

Prática criada pelo psicólogo Tony Buzan, aconselha pessoas a transformar seu pensamento em imagens  construídas a partir de uma ideia central que se ramifica para outras ideias secundárias, Os mapas mentais favorecem o pensamento sistêmico, a compreensão de um problema e a criatividade.

glossario

Matriz de Administração de Riscos  

Técnica de avaliação de ideias que favorece a análise de riscos de uma ideia e formas de reduzi-los, compensá-los ou reverte-los.

glossario

Motivação Extrínseca

Motivação oriunda de fatores externos, como recompensas sob a forma de dinheiro ou prêmios. Alguns autores consideram que toda motivação é intrínseca e, portanto não aceitam esse termo.

glossario

Motivação Intrínseca

Motivação oriunda de fatores internos, como o prazer pelo trabalho, ou a sensação de estar trabalhando com um propósito. Autores como Dan Pink e Teresa Amabile sustentam que a motivação intrínseca estimula mais a criatividade do que a extrínseca, mas as formas de reconhecimento dos programas de ideias, tais como premiações e ações de reconhecimento provam que eles também podem ser eficazes, pelo menos quando se trata de inovações incrementais.

glossario

Oceano Azul ou Blue Ocean

Tipo de estratégia desenvolvida por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, propõe a criação de produtos ou serviços inéditos, para os quais a concorrência será irrelevante. O termo é assim chamado em oposição à Estratégia do Oceano Vermelho, na qual o enfoque está em superar a concorrência.

glossario

Ócio Criativo

O sociólogo italiano Domenico de Mais tornou-se famoso pelo conceito do ócio criativo. Compreendido por muitos como as vantagens de não fazer nada, refere-se, na verdade a não distinção entre trabalho/aprendizado/lazer e prazer. Segundo de Masi, quando esses quatro elementos se misturam, o resultado tende a ser criativo.

glossario

Open Space 
Metodologia de trabalho colaborativo na qual pessoas atuam na solução dos problemas de sua escolha.
Veja mais em Open Space Technology 

glossario

Pensamento Lateral 

Técnica de geração de ideias criada por Edward de Bono, na qual uma ideia, produto ou situação é associado a uma provocação (a algo não relacionado com a ideia/produto ou situação, ou alguma ideia absurda) forçando assim o pensamento fora da caixa.

glossario

Programas de Ideias

São programas elaborados para estimular, resgatar e avaliar ideias de colaboradores de uma empresa e eventualmente funcionários terceirizados, usuários e fornecedores. Outros nomes para os Programas de Ideias são Programas de Sugestões, Banco de Ideias e Sistema de Ideias.

glossario

Prototipagem  

Forma de materializar uma ideia para facilitar sua compreensão e discussão com pessoas interessadas.  O Design Thinking, que tem a prototipagem como uma de suas etapas, aconselha o uso de material de baixo custo para a realização dos protótipos para que eles sejam facilmente modificados, aprimorados ou descartados.

glossario

Resistência a Mudanças

Foco de estudos de diversos psicólogos, sociólogos e gurus organizacionais, a resistência pode ser um dos maiores entraves a inovações, sobretudo as que demandam mudanças de comportamento. Inúmeros autores percebem a resistência como parte natural de qualquer transformação, ou , usando um termo do psicólogo social Pichon Rivière, apenas a pré-tarefa, ou seja, o estágio inicial de qualquer processo de mudança.
Veja mais em 
A Resistência é Parte da Mudança e É Possível Administrar Resistências? 

glossario

SCAMPER

Acrônimo formado por verbos que sugerem formas de modificar produtos ou processos.  Os verbos são em inglês e sugerem Substituir, Mudar ( Change), Ampliar e assim por diante.

glossario

Seis Chapéus

Criado por Edward de Bono, especialista no uso produtivo do pensamento, o Método dos Seis Chapéus provoca a percepção de uma situação sob diversos prismas, favorecendo a análise de problemas, a criatividade, a tomada de decisões e a gestão de mudanças.

glossario

Serendipity

Termo que se refere descobertas ou ideias que surgem por acaso. O nome é uma alusão à lenda dos Principes de Serendip , que faziam descobertas a partir de situações inesperadas ou conversas informais.

glossario

Sinais Fracos

Para Igor Ansoff, que trouxe esse conceito para o mundo das organizações, um sinal fraco é “uma indicação pouco precisa sobre eventos iminentes e de impacto, embora a forma, natureza e fonte desses sinais ainda não sejam conhecidas”. Assim, sinais fracos são mensagens tênues de que algo vai emergir. Apesar de serem de difícil comprovação num primeiro momento, são fundamentais para a criação de estratégias num mundo mutante e proporcionam valiosas oportunidades de inovação. Alguns programas de ideias solicitam que seus participantes contribuíam também com os sinais fracos que detectam

glossario

Vetores 

Técnica de avaliação de ideias que qualifica um número grande de ideias segundo duas variáveis, com por exemplo, atingimento do resultado esperado e facilidade de execução.

glossario

Viabilização de Ideias

Conceito que muda a postura das pessoas encarregadas de avaliar ideias. A proposta da viabilização é fazer com que a ideia seja aceita e implementada. Quem recebe a ideia se esforça para que ela se torne viável. As ideias passar a ser adaptadas e aprimoradas, mesmo que se transformem bastante para se tornarem úteis.

glossario

World Cafe 

Metodologia de trabalho colaborativo na qual pessoas se revezam na discussão de um problema