• English
  • Traduzir site para Espanhol

procuram-se ideias

Onde estão suas ideias?

Dos programas de sugestões aos sistemas de ideias, das equipes multidisciplinares aos empreendedores corporativos, as empresas não param de criar formas de obter ideias seus colaboradores. Faz sentido: elas são necessárias para reduzir custos, para trazer soluções, para inovar.

E você sabe o quanto será valorizado se oferecer boas propostas

Mas talvez você ignore como obter essas ideias. Em meu trabalho com criatividade e inovação, reuni algumas diretrizes que podem ajudá-lo na sua busca. Aproveite!


Olhe para dentro:

criativ_procura1

Preste atenção aos detalhes – Eles tendem a passar despercebidos, mas são preciosos, principalmente quando buscamos melhorias e redução de custos. Veja um bom exemplo de uma companhia aérea: ela suspendeu o Martini durante os vôos matinais ao perceber que poucos passageiros o pediam nesse horário. Foram eliminadas, portanto as azeitonas, que, além de perecíveis, exigiam um espaço extra na geladeira. Parece pouco, e, de fato, é, mas gera uma economia de milhões de dólares em um ano.

Conheça melhor o seu negócio - O livro Ideas Are Free, dos consultores americanos Alan Robinson e Dean Schroeder, dão um belo exemplo de como funcionários de uma instituição para pessoas idosas tiveram uma boa ideia para atender os residentes depois de estudar sobre Alzheimer. Os portadores dessa doença costumam perambular sem destino e – no caso citado – acabavam indo para a cozinha ou lavanderia, lugares potencialmente perigosos para eles. Ao descobrir que esses pacientes evitam pisos escuros -pois os confundem com buracos-, os atendentes optaram por pintar o chão de preto nas áreas onde os pacientes não deviam entrar.

Assim, estude, pesquise, saiba mais, muito mais do que o seu know-how específico.

Pesquise problemas – Problemas são fáceis de detectar, pois eles estão à mostra. Entretanto, para criar soluções é preciso vê-los com um espírito construtivo, com vontade de resolvê-los. Como os problemas tendem a afetar muita gente, todos serão gratos.


Olhe Para Fora:

Observe as exceções – É bem provável que por trás de uma exceção haja um problema a ser evitado ou uma oportunidade a ser aproveitada. Por exemplo, uma solicitação diferente de algum cliente pode indicar um novo nicho de mercado.

Busque ideias em outros universos - Quantas boas ideias, quantas inovações de fato lucrativas pode-se ter trazendo ideias já consagradas de outros segmentos? Quantos restaurantes, por exemplo, já criaram programas de milhagem baseados nas companhias aéreas?

criativ_procura2

Consulte outras pessoas – Para um bebê, ver seu pai sair voando é tão natural como vê-lo acender a luz. Pessoas não oriundas do seu ramo de atividade não sabem o que é possível ou não. Assim, podem dar sugestões novas, questionar velhos paradigmas ou dar ideias de fato inexequíveis, mas que contém partes que podem ser aproveitadas.

Ouça os clientes – Nem sempre eles darão ideias prontas, mas com certeza darão muitos indícios sobre suas necessidades. Esteja atento.

Ter ideias não é difícil, nem toma tempo. Basta acreditar no seu potencial e estar alerta.

Para ter mais ideias, leia também: